5 de outubro de 2012
Laudo veterinário vai definir destino do leão e urso do zoo de Vitória de Santo Antão
Outros animais seguirão para o Ibama e o Parque de Dois Irmãos. MPPE já se manifestou contrário ao sacrifício de qualquer bicho
do G1PE
O destino de alguns animais do Zoológico Melo Verçosa, em Vitória de Santo Antão, Mata Sul de Pernambuco, ainda não foi definido. O local foi interditado a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no último dia 4 de setembro, por falta de condições adequadas de funcionamento.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) emitiu ofício informando que pode receber 51 espécies silvestres, como as jandaias, jiboias e jacarés. Outros 18 animais serão enviados ao Parque Zoobotânico de Dois Irmãos, no Recife. Já o destino do leão e do urso será definido após parecer veterinário.
São os promotores de Justiça Vera Rejane e André Silvani que acompanham o caso. De acordo com o MPPE, uma junta veterinária está sendo instaurada para estudar o quadro de saúde do leão, que está cego e em idade avançada. O grupo deve ser composto por profissionais do Ibama, Parque Dois Irmãos e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A Associação Mata Ciliar, localizada no município de Jundiaí, em São Paulo, se dispôs a receber o animal, mas apenas com a emissão dos pareceres advindos da junta veterinária será possível saber sobre a viabilidade do deslocamento. Os promotores do MPPE ressaltaram que não será permitido o sacrifício de nenhum dos animais.
A questão do transporte dos animais do zoológico de Vitória de Santo Antão, tanto para o Parque Dois Irmãos quanto para o Ibama, é de responsabilidade da Prefeitura, que já recebeu cópia dos ofícios. Serão encaminhados ao Ibama cutias (3), tatus (2), juritis (2), carcarás (4), gaviões-carijós (3), coruja murucututu, asas-brancas (3), araçari, jandaias (2), galo-de-campina, azulão, sanhaço (2), cancão (3), aracuã (3), seriema, jacupemba, pomba-galega, papa-arroz (2), burguesa, jacaré-do-papo-amarelo, jacaré, jiboia (3), salamanta (3) e jabuti (05). Já ao Dois Irmãos vão lhama, anta, capivaras (3), porcos do mato (3), avestruzes (2), arara (2), pavões (2), seriema, jacupemba, urubu-rei e papagaio festivo.
A interdição do MPPE foi por falta de condições do local, que teria jaulas de tamanho insuficiente para os animais e não apresentaria segurança nem para as pessoas nem para os animais que estavam lá. Um inquérito policial está instaurado na Delegacia de Vitória. Até o momento, ninguém deve responder criminalmente pelo caso.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória, a estrutura do zoológico é de 1950 e não atende mais à atual legislação do Ibama, que é de 2008. O órgão ainda afirmou que não havia maus-tratos aos bichos e que a prefeitura estaria negociando a construção de um novo zoológico.
CONHEÇA MELHOR ESTE CASO AQUI.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário