25 de julho de 2012
Sistema Prisional de PE terá censo pioneiro
Folha de Pernambuco
O sistema penitenciário de Pernambuco irá ganhar mais uma ferramenta a favor das estratégias de ressocialização dos cerca de 25 mil detentos do Estado. Nos próximos meses de agosto e setembro, um censo será realizado com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico de quem está atrás das grades. A iniciativa, pioneira no País, possibilitará a criação de um banco de dados digital, de consulta dos órgãos de segurança integrantes das ações do Pacto pela Vida. O investimento no projeto é de R$ 1 milhão, com recursos próprios do Governo do Estado.
Por meio do uso de máquinas fotográficas de alta precisão e de leitores biométricos, 200 profissionais, entre gestores, agentes penitenciários, técnicos e terceirizados, vão coletar informações sobre familiares, nível de escolaridade, qualificação profissional, saúde e possível dependência química dos entrevistados. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), Secretaria de Defesa Social (SDS), Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e Polícia Federal (PF).
O anúncio foi feito, ontem, pelo secretário de Ressocialização, Romero Ribeiro. Conforme as informações divulgadas, os primeiros resultados poderão ser consultados em outubro. “Hoje, cada unidade prisional tem algumas informações desencontradas e pouco concretas. Com esse censo, teremos um banco de dados único e completamente digital, que será útil para o planejamento de ações de reintegração dos educandos na sociedade”, explicou. O secretário Romero Ribeiro destacou ainda que o censo é um passo importante para que o Estado resolva o problema da superpopulação nas penitenciárias.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário