19 de julho de 2012
Audiência esclarece novas regras para transporte em motos no Detran-PE
A partir do dia 4 de agosto, começam a valer novas regras para quem faz transporte de pessoas e frete em motocicletas. Por isso, nesta quinta-feira (19), o assunto será discutido numa audiência pública com o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). A intenção é esclarecer as exigências legais que regulamentam o exercício da atividade de mototaxistas e os conhecidos "motoboys", conforme nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).Com a determinação, que entrou em vigor desde agosto de 2011, a idade mínima cobrada para se trabalhar com motos é de 21 anos e a pessoa deve ter carteira de habilitação na categoria "A" por pelo menos dois anos. Os motociclistas também devem ter um curso obrigatório de especialização e usar os devidos equipamentos individuais de segurança.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quinta, o capitão Celivaldo Lira, diretor de operações do Detran-PE, detalhou as novas regras. “A partir de 4 de agosto, vai ser necessário que esses profissionais utilizem os equipamentos. Então, vai ser cobrado um aparador de linha, o “corta pipa”, que serve para cortar a linha e não atingir o pescoço. O outro é o protetor de pernas, conhecido como “mata cachorro”, que protege o motor e a perna do condutor”, informou.
No curso de especialização, de 30 horas/aula, os profissionais vão aprender técnicas de direção veicular, tanto na parte teórica quanto prática. Os veículos terão que adotar também as placas vermelhas. A audiência desta quinta, que acontece na sede do Detran-PE, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, irá reunir as principais empresas empregadoras de serviços e também representantes da categoria. “A intenção é cobrar responsabilidade das empresas que vão contratar esses profissionais e alertar a categoria que isso vem pra salvar vidas”, informou o capitão Celivaldo Lira.
A estimativa feita pelo Detran-PE aponta que, só na Região Metropolitana do Recife, 30 mil pessoas trabalhem com o serviço de transporte de mercadorias em motos. Entretanto, menos de 500 realizaram o curso obrigatório. A partir do dia 4 de agosto, quem for pego descumprindo as regras vai ganhar cinco pontos na carteira, e o veículo será conduzido ao depósito do Detran-PE. O valor da multa pode chegar a R$ 127,69.
Do G1 PE
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário