31 de março de 2014

Em Vitória, jovem conhecido por "MC Sombra" é preso por furto

Nenhum comentário :
Danilo Souza de Oliveira, 19 anos. Foi preso após roubar um painel com o som de carro no bairro do cuscuz, em Vitória de Santo Antão. O acusado residia em Lagoa Redonda, zona urbana da mesma cidade.
O aparelho de som foi furtado de um Honda Civic e foi vendido na feira do troca-troca, por 150 reais. Logo após a venda, MC Sombra, foi detido na Primitivo de Miranda por um policial a paisana e encaminhado ao complexo policial, onde confessou o crime, negando apenas que não foi ele que arrombou o carro. O homem que comprou o painel junto com o som do carro, não foi preso por receptação de roubo, já que foi a feira do troca-troca a procura do objeto a pedido do proprietário do veículo. Danilo, que era carregador de frete, foi encaminhado ao presídio de Vitória de Santo Antão, onde ficará a disposição da justiça.




Do Blog Vitória D'Tudo! (Fotos: A Cara de Vitória)

Moradora de Pombos é esfaqueada em quarto de prostíbulo aqui em vitória de santo Antão

Nenhum comentário :
Na noite deste domingo (30), deu entrada no centro de emergência do Hospital João Murilo de Oliveira, uma mulher identificada Ana Paula Maria dos Santos, 29 anos, residente no loteamento João Farias, na cidade de Pombos. Ela foi vitima de um golpe de faca peixeira desferido por um homem ainda não identificado que estava com ela em um quarto de um prostíbulos, localizado na subida do alto do reservatório. 
A mulher foi transferida para o hospital Getúlio Vargas no recife.O agressor não foi preso até o momento.



Blog acaradevitoria informações de Eliel magno

Preso no Sítio do Meio acusado de vender arma de fogo

Nenhum comentário :
A PM de Vitória de Santo Antão prendeu na tarde do último sábado no Sítio do Meio localizado na área urbana da cidade, o jovem Deyvison Lima dos Santos, de 24 anos. De acordo com a policia militar as informações eram que o tal homem estava comercializando uma arma de fogo, e ao chegar no local foi encontrado um revolver calibre 38, 10 munições do mesmo calibre, e 35 gramas de cocaína. O rapaz é suspeito de ter assaltado um ônibus da empresa Borborema que fazia a linha vitoria/pombos. Ele também teria roubado uma pistola de um policial militar no ano de 2010. 
O acusado foi indiciado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo pela delegada Bruna Falcão.

Fotos e informações do A Cara de Vitória

30 de março de 2014

Cadela dá a luz a 'filhote humano' e choca população em Sergipe

Nenhum comentário :
Filhote de cadela com traços humanos

Um fato impressionante chocou a população da pequena cidade em Umbaúba em Sergipe. Uma cadela da raça vira lata deu a luz a cinco filhotes e um deles nasceu com traços humanos. A semelhança do animal é extremamente idéntica a de um bebê recém nascido.

Batizado pelos moradores, como “Bebê Humano”, o filhote estranho da cadela, que nasceu morto, possui pés e mãos humanas e ainda o órgão genital masculino.

Para os populares, ficou a pergunta: Qual a causa da formação genética da criatura. Se seria, uma anomalia? Mutação genética ou até o resultado de uma relação sexual da cadela com um homem?


Crédito: RN7
Por Edson Alves

29 de março de 2014

Sexo faz bem para o coração dos homens

Nenhum comentário :
Como se faltassem motivos para você adorar sexo, um grupo de italianos trouxe uma boa novidade: homens com vida sexual saudável correm menos risco de sofrer um problema cardíaco.
pesquisa, realizada pela Universidade de Florença, na Itália, avaliou a vida de 4 mil homens. E, entre todos, aqueles que tinham a vida sexual ativa mostravam menos problemas no coração e viviam por mais tempo. A explicação é simples: o sexo estimula a produção de testosterona, que melhora todo o sistema cardiovascular.
Mas, vale lembrar, como esse mesmo grupo de pesquisadores já mostrou, que trair o parceiro só aumenta os riscos de morrer de infarto. Portanto, não adianta usar essa pesquisa para justificar suas escapadas por aí. Agora, se não for esse o caso, dá para tirar o fim de semana para cuidar da saúde, hein?
(E, cá para nós, isso deve funcionar com as mulheres também, por mais que o nível de testosterona sejam bem mais baixo…)


Super Abril

28 de março de 2014

ALERTA: Falso exame de glicose contamina pessoas com HIV no interior de Pernambuco

Nenhum comentário :
Foto: Divulgação/Internet
Foto: Divulgação/Internet

Mais Agreste

Um falso exame de glicose vem sendo realizado em diversas cidades do interior de Pernambuco. Na ocasião, as pessoas abordadas são convencidas, por falsos profissionais de saúde, a verificarem os níveis de açúcar no sangue, mas acabam sendo infectadas pelo vírus HIV contido no material a ser utilizado.
A informação foi repassada, nesta sexta (28), para a Delegacia Civil da 62ª Circunscrição de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. Os agentes policiais pedem para que a população faça o exame glicêmico apenas nos laboratórios, hospital municipal e postos de saúde da cidade.

Sapateiro é detido duas vezes no mesmo dia em Vitória de Santo Antão

Nenhum comentário :
(Fotos: José Sebastian / A Voz da Vitória).
Policiais do BPRV (Batalhão de Policia Rodoviária Estadual) detiveram na tarde dessa quinta – feira (27), na Rodovia PE- 45 nas imediações do Sitio Ladeira de Pedras, na zona rural da Vitória de Santo Antão, Zona da Mata do Estado, o sapateiro Erivânio Ferreira dos Santos, (Mago Sapateiro), de 22 anos, residente no Loteamento Conceição (Iraque ll) na mesma cidade.
No momento da abordagem Policial, o rapaz conduzia uma motocicleta modelo Biz de cor Preta, de placa – KFV 4517, com matrícula de Pombos, no Agreste.  Ele foi apresentado na delegacia do município e liberado.  Outra guarnição da Polícia –  núcleo Rocam –  se encontrava na delegacia e tomou conhecimento que o rapaz liberado, estava com droga na bermuda.
Os agentes realizaram diligências e ainda conseguiram capturá-lo, na Rua Hermenegildo Costa (Ferreiros), sendo encontrados em seu poder 04 papelotes de maconha. No retorno à delegacia o rapaz afirmou ser usuário, e que conseguiu entrar e sair da unidade policial sem ser revistado pelos Policiais do BPRV. Contra o sapateiro foi instaurado um inquérito por receptação. Ele permanece à disposição da Justiça.

Menor apreendido pela ROCAM na Feira da Estação em Vitória de Santo Antão

Nenhum comentário :
Policiais da ROCAM do 21º BPM de Vitória de santo Antão, Zona da Mata do Estado, apreenderam no inicio da noite dessa quinta – feira (27) um menor de 17 anos, suspeito de está comercializando drogas na Feira da Estação no Centro da Cidade. Foi por meio de uma investigação que a PM chegou até o suspeito, que não conseguiu esconder o entorpecente que portava.
07 papelotes de maconha pronta para o consumo, e R$ 124 em espécie foram encontrados. Contra o adolescente foi lavrado um TOC (Termo de Ocorrência Circunstanciado), que é um procedimento para menor infrator –  por não cometer crime e sim ato infracional. Após depoimento, ele foi liberado.
(Fotos: José Sebastian / A Voz da Vitória).

Do  A Voz Da Vitória

AMIGO A TODA HORA: Cão vê dono sendo preso, pula dentro de viatura e vai junto para o DP

Nenhum comentário :
A atitude de um cachorro surpreendeu policiais militares que trabalham no 2º Distrito de Rio Branco, na Rua 17 de novembro, no Acre. Eles foram avisados por moradores de que havia um cidadão portando uma faca nas proximidades da Gameleira, praça mais conhecida da região.

No local, eles prenderam Antônio Mariano. O homem foi colocado na viatura da polícia para que, na delegacia, esclarecesse o porte da faca. Foi quando um cão da raça poodle pulou no veículo para ficar com o dono.

O cachorro permaneceu o tempo todo ao lado de Mariano, comovendo policiais e o delegado responsável pelo caso.

Horas mais tarde, após depoimento, o homem foi liberado.



Fonte: Revista Globo Rural

Pai de santo é assassinado no Recife

Nenhum comentário :
Crime pode ter sido motivado por homofobia


Um pai de santo foi assassinado a tiros na noite da última quinta-feira (27), na rua Três Rios, no bairro de Coqueiral, na Zona Oeste do Recife. Segundo informações da polícia, Reginaldo Ferreira de Oliveira, de 40 anos, era homossexual.

Ele estava na casa dele quando dois criminosos chegaram ao local e o chamaram. Quando a vítima saiu de casa para atender, foi baleado pelos criminosos. Moradores informaram que a vítima morava só, não usava drogas e não tinha passagem pela polícia. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de crime passional.


Júlia Montenegro, do FolhaPE

Plantão de Notícias

Nenhum comentário :
(Foto: Marcio Souza/ Arquivo/ A Voz da Vitória).
Corpo de vendedor é encontrado em Escada
Foi encontrado no final da tarde dessa quinta – feira (27), já em estado de decomposição, no Pontilhão do Varadouro em Escada, Mata Sul do Estado, o corpo do Vendedor de DVD, que residia no Bairro do Ibura no Recife, Givaldo Paes de Moura, 38 anos. Policiais identificaram lesões provocadas por objeto cortante. O cadáver estava em um local de difícil acesso que é utilizado por usuários de drogas. O corpo do vendedor foi encaminhado para o IML no Recife. O caso será investigado pela Delegacia da cidade.
Procurado da Justiça é preso em Feira Nova
Policiais da Malhas da Lei  e da Delegacia de Gloria do Goitá, Mata Norte do Estado, prenderam na tarde dessa quinta-feira (27) no Sitio Macola na Zona Rural de Feira Nova, Agreste do Estado,  um homem que estava sendo procurado pela Justiça. Lucas José Cardoso, 18 anos, foi preso por força de um mandado de Prisão expedido pela Comarca de Gloria do Goitá, pelo crime de roubo. Após ser apresentado na Delegacia da Cidade onde pesava o mandado, o acusado foi recolhido a Cadeia Pública do Município ficando a disposição da Justiça Estadual.
 Do A Voz Da Vitória

Chã Grande: idoso é espancado na área central; vítima de acidente na divisa com Amaraji segue internada

Nenhum comentário :
(Foto: José Sebastian / Arquivo / A Voz da Vitória).
Um idoso foi espancado na noite dessa quinta-feira (27), em Chã Grande, Agreste do Estado, após quebrar um copo e uma garrafa de cerveja durante uma bebedeira, ocorrida na área central da cidade. José Vieira de Albuquerque, aposentado, 62 anos foi agredido por uma mulher identificada comoDioclécia Maria dos Santos, de idade não informada, que atuou em companhia de seus dois filhos. O idoso foi levado até uma unidade hospitalar local e em seguida prestou queixa na delegacia. O caso será investigado.
Jackson Ribeiro de Silva, 23 anos, segue internado no Hospital João Murilo de Oliveira, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, após se envolver em um acidente na estrada que liga os municípios de Chã Grande e Amaraji, nesta quinta-feira (27).  Jackson perdeu o controle do veículo em que dirigia e colidiu com a vegetação às margens da via. Não há informações sobre seu estado de saúde.
As informações são do Portal GN. 

27 de março de 2014

Em Vitória, homem é morto e mulher é baleada dentro de casa

Nenhum comentário :
Fotos: Blog A Cara de Vitória
A Força Tarefa da Capital Pernambucana registrou na noite desta quarta (26) um homicídio na comunidade de Santana, área rural da cidade de Vitória de Santo Antão. A vítima fatal foi o auxiliar de pedreiro Rafael Ribeiro de Freitas, de 25 anos. 

De acordo com a polícia, a vítima estava jantado na companhia da esposa, identificada por Liriana da Silva Mota, de 20 anos. A mulher, ao sair para colocar comida para os cachorros, se assustou com um homem que estava na sua propriedade. Ao gritar pelo marido, que jantava na cozinha, foi alvejada com um disparo de arma de fogo no peito esquerdo. O marido, ao ouvir os disparos, saiu para ver o que estava acontecendo quando também foi alvejado com 4 disparos, sendo dois na cabeça - que pode ser de entrada e saída - e dois no braço. 

A dona de casa, Liriane da Silva, foi socorrida pelos parentes para emergência do Hospital João Murilo de Oliveira. Já sei esposo, acabou morrendo na cozinha do imóvel. O crime será investigado pela 17º Delegacia de Homicídios de Vitória de Santo Antão.

Informações de Eliel Magno, do Blog A Cara de Vitória

26 de março de 2014

Em Vitória, homem é preso com uma espingarda calibre 12 artesanal

Nenhum comentário :
Policiais militares do batalhão monte das tabocas, prenderam depois de várias denuncias feitas ao batalhão. 

O desempregado Diego Vitoriano de Lima, 28 anos, residente na Área Verde, próximo ao lot. tropical. Com ele foi apreendido uma espingarda calibre doze artesanal e duas munições intactas do mesmo calibre. Segundo informações da polícia, mesmo se tratando de uma arma artesanal, seu poder é idêntico a de uma "normal", podendo ceifar a vida que qualquer pessoa.

Blog Vitória D'Tudo! com informações do A Cara de Vitória

Homem diz que é Jesus Cristo e esfaqueia mulher em Nazaré da Mata

Nenhum comentário :

Agressor foi preso por policiais em sua residência Edson José Gonçalves, de 29 anos, foi preso na noite da última terça-feira (25) pela Polícia Civil no município de Nazaré da Mata, na Mata Norte pernambucana. Segundo informações, Edson teria esfaqueado Viviane Maria da Anunciação, de 22 anos, com uma faca peixeira e justificado sua ação afirmando que era Jesus Cristo. Edson José foi preso em sua residência, situada no loteamento Costa Porto, local onde o crime aconteceu. Testemunhas, que visualizaram o ocorrido, afirmaram que Viviane teria ido ao local do crime para pedir esmolas.

Após ser esfaqueada por Edson, Viviane foi conduzida ao Hospital Regional Ermírio Coutinho (HEC), em Nazaré da Mata, local de onde foi encaminhada para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife.

Edson José foi preso por agentes policiais em sua residência e autuado por tentativa de homicídio, ele irá permanecer na delegacia policial de Nazaré da Mata até o dia de seu julgamento.

Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde da vítima.



Domingos Sávio, do FolhaPE, com informações do site Giro Mata Norte

Em Vitória motociclista perde controle da moto e cai de ponte

Nenhum comentário :


Um acidente aconteceu por volta das 10hs da manhã de hoje, na avenida Henrique de Holanda, próximo ao complexo policial de Vitória de Santo Antão.

Um motociclista identificado por Israel Silva de 29 anos, residente em Moreno-PE, trafegava em sua moto Brós de placa PGP-5245, sentido Vitória-Recife, quando segundo informações de populares ele fazia uma ultrapassarem pela direita quando foi trancado por um veículo, perdendo o controle da moto e caindo da ponte.

A vítima foi levada para a emergência do Hospital João Murilo de Oliveira, mais devido as gravidades dos ferimentos foi encaminhado para a capital pernambucana.









Imagens: Rubemar Cavalcante



Do blog acaradevitoria

25 de março de 2014

Mulher é morta a tiros em Moreno

Nenhum comentário :
Do JC Online
Uma mulher identificada como Marília Dias, de 31 anos, foi assassinada a tiros no bairro de João Paulo II, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, próximo à residência onde morava, no fim da tarde desta segunda-feira. O crime está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Moradores da comunidade contaram à Polícia que a morte pode estar relacionada com uma briga em que a vítima se envolveu no réveillon passado. Ninguém soube informar quem teria atirado na mulher.

Primeiro casamento homoafetivo de Gameleira é celebrado nesta terça-feira

Nenhum comentário :
(Virginia e Maria Madalena estão juntas há 16 anos - Foto: Rodrigo Passos/Folha de Pernambuco).
 Folha PE

Cerimônia no Civil aconteceu no Fórum da cidade e reuniu dezenas de pessoas

Duas moradoras de Gameleira, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, concretizaram o sonho do casamento, na manhã desta terça-feira (25), no Fórum da cidade. A artesã Maria MadalenaFerreira, de 49 anos, e a dona de casa, Virgínia Maria Lins, 39, celebraram a união sob os olhares de dezenas de parentes e amigos e da juíza Christina Brito Caribé da Costa Pinto, que oficializou o ato. Este é o primeiro casamento homossexual realizado no município.
Depois de dizerem o esperado sim, elas trocaram as alianças e assinaram a Certidão de Casamento. Virginia Lins e Maria Madalena estão em união estável há mais de 16 anos, mas só agora resolveram oficializar perante à Justiça o relacionamento.
“Já era muito feliz e agora estou me sentindo mais ainda”, disse Virgínia – que não conseguia disfarçar o nervosismo. Já Maria Madalena está ansiosa para dá início as comemorações. “Estou me sentindo realizada e só penso na celebração. Vamos passar Lua de Mel em Gaibu, no Litoral Sul do Estado”, falou radiante.
Para a Magistrada Christina Brito Caribé, “todas as pessoas precisam ter seus direitos preservados perante e Lei e perante a Sociedade”.

Polícia prende acusado de estuprar e matar idosa a pauladas em Macaparana

Nenhum comentário :
(Foto: TV Jornal).
A Polícia prendeu o acusado de estuprar e matar a pauladas uma idosa de 60 anos no município de Macaparana, na Zona da Mata do Estado. Josefa Enedina da Silva estava em um terreno em casa quando o suspeito, identificado como Alexandro, 21 anos, chegou e pediu dinheiro. Ela disse que não tinha e ele cometeu o crime.
De acordo com o irmão da vítima, a idosa morava com a mãe de 100 anos e tinha problemas mentais. O fato aconteceu no último domingo (23) no Sítio dos Coxos, na Zona Rural de Macaparana. O corpo da idosa foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) do Recife.
Com informações da TV Jornal.

24 de março de 2014

Polícia tenta identificar quem deixou partes de corpo no Centro de SP

Nenhum comentário :
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Paulo tenta encontrar o suspeito de abandonar partes de um corpo no entorno do Cemitério da Consolação, em Higienópolis, região central da cidade. Os sacos plásticos, achados no domingo (23), estavam em três esquinas da região.
Segundo os policiais que recolheram os sacos, aparentemente trata-se do corpo de um homem, mas ainda não foi possível identificar a vítima, já que as pontas dos dedos foram cortadas e não é possível comparar as impressões digitais. Parte da pele do tórax também foi removida. Além disso, em um dos sacos, havia um vestido.
Uma câmera da Guarda Civil Metropolitana registrou um homem que passava com um carrinho de feira, onde poderiam estar as partes do corpo. A polícia pretende analisar essas imagens.Os investigadores buscam agora a ajuda de comerciantes da região e de imagens de câmeras de segurança. Nos três cruzamentos onde os sacos foram deixados, a equipe do Bom Dia São Paulo contou 12 câmeras que podem ter filmado o suspeito de transportá-los.
rua mato grosso
O primeiro saco foi localizado por um catador de materiais recicláveis, por volta das 9h de domingo, na esquina da Rua Sergipe com a Rua Sabará. O plástico continha dois braços e duas pernas. Assustado, o catador procurou Antônio Gonçalves Junior, dono de uma mercearia, que o acompanhou e constatou que no saco havia mesmo partes de um corpo.
Mais tarde, a PM detectou outros dois plásticos – um estava em um carrinho de feira e outro, em um canteiro. O saco abandonado na esquina das ruas Mato Grosso e José Eusébio continha um tronco humano.  A cabeça da vítima não foi encontrada.
"Simplesmente, eles querem dificultar a investigação", afirmou o delegado Itagiba Franco, responsável pelo caso.

Do G1

23 de março de 2014

Três assassinatos registrados em Vitória neste fim de semana

Nenhum comentário :
1º Assassinato
Foto: A Cara de Vitória


O 1º homicídio aconteceu na madrugada do sábado e vitimou o mototaxista Fábio José da Silva, 37 anos. O mototaxista estava guiando sua motocicleta de placa KLU-6746 quando foi alvejado por 4 disparos de arma de fogo, Fábio caiu já sem vida na Rua Antero Borges, na Bela Vista. A vítima era ex-presidiário e a hipótese de latrocínio foi descartada, já que nenhum pertence da vítima foi levado.

2º Assassinato
Foto: A Cara de Vitória

Foto: A Cara de Vitória



O 2º homicídio vitimou Andry Correia de Lima, 33 anos, que também era mototaxista e ex-presidiário. A vítima foi alvejada a tiros no Bairro do Lídia Queiroz enquanto conversava com alguns amigos. O mototaxista foi surpreendido por dois homens em uma moto onde carona desceu e desferiu os disparos, ao tentar fugir dos elementos, Andry entrou numa residência. Na residência, uma criança de 8 anos foi atingida nas costas por uma bala perdida. A criança foi levada ao Hospital João Murilo de Oliveira e em seguida foi removido a capital pernambucana.

3º Assassinato


Foto: A Cara de Vitória

O 3º homicídio foi no Bairro do Sítio do Meio. A vítima foi Marcos da Silva Alves, 19 anos. Marcos foi assassinado em sua residência enquanto bebia com amigos e familiares.Segundo informações colhidas no local, o autor dos disparos estava sozinho e apé.

Todos os corpos foram encaminhados ao IML (Instituto de Medicina Legal), no Recife.

Blog Vitória D'Tudo! 










Mulher é presa após tentar adentrar com cocaína no presidio de Vitória

Nenhum comentário :
Na tarde deste domingo (23) agentes penitenciarios do presidio de Vitória de santo antão, na zona da mata, prenderam uma mulher indentificada por Steffany Huanny Cabral da Silva de 21 anos de idade. 

Ela foi flagrada tentando adentrar com uma certa quantidade de cocaína dentro de um frasco de shampoono no presidio.

A mesma é residente no bairro do Dique, e pela segunda vez é pega na mesma prática delituosa. Na primeira prisão a mesma passou pouco  mais de 3 meses presa acusada de comerçializar intorpecentes (Crack).

Já desta vez a individua foi conduzida para o complexo policial da cidade, ouvida pelo delegado Hallyson Pontes a reincidente foi encaminhada a colônia feminina, o bom pastor em recife. 

Se condenada a mulher poderá pegar de 5 a 15 anos de reclusão.


Com informações do repórter Eliel Magno

22 de março de 2014

Mototaxista é morto a tiros na madrugada deste sábado em Vitória

Nenhum comentário :
(Foto: Blog A Cara de Vitória).
Um mototaxista foi morto a tiros na madrugada deste sábado (22), em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata do Estado. Fabio José da Silva, 37 anos, acabou tombando sem vida em uma via da Rua Antero Borges, no Bairro da Bela Vista, após ser atingido pelos disparos. Segundo a constatação inicial do Instituto de Criminalística (IC), no corpo da vítima foram encontradas 4 lesões.
Fábio era ex-presidiário. Ninguém soube informar no local o que pode ter motivado sua morte, mas a hipótese de latrocínio – assalto seguido de morte – foi descartada, já que a moto que utilizava (KLU-6746), foi deixada no local do crime e nenhum outro pertence foi levado. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios da cidade.

20 de março de 2014

Água 8,75% mais cara a partir desta quinta

Nenhum comentário :
A partir desta quinta-feira (20), a conta de água dos pernambucanos passará a ser reajustada em 8,75%, conforme autorização da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) dada à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A validação deste aumento foi homologada, com a divulgação no Diário Oficial, no dia 06 do mês passado, como indica a legislação. Este incremento incide nos serviços de água e de coleta e tratamento de esgotos sanitários em todo o Estado.

Na avaliação da Arpe, o percentual necessário para compensar a receita não coberta pela tarifa seria de 11,01%. Entretanto, a população não vai arcar com a ineficiência da Compesa. Sendo assim, da alíquota total, a Companhia irá se responsabilizar pelos demais 2,26%, através do esforço operacional para reduzir as perdas de água (1%) e a exploração dos serviços básicos (1,26%), como os gastos com energia elétrica. Já o restante, será compensado na tarifa dos usuários.

No pleito, a Compesa havia solicitado um reajuste tarifário de 15,44%. Mas não foi autorizado porque, segundo a Arpe, o percentual impactaria na execução de obras e serviços em planejamento. Para chegar ao percentual, a Agência levou em consideração o volume de investimentos realizado pela Companhia desde o ano de 2009 (quando houve o último reajuste quadrienal) até o fim de 2013. Entre os investimentos do período, destacam-se o Sistema Adutor de Pirapama, as intervenções de esgotamento sanitário realizadas nos municípios de Moreno e Ipojuca e a Adutora do Oeste, que abastece 11 cidades do Sertão do Araripe.

Em oposição a isso, o deputado federal Eduardo da Fonte disse que com a redução da receita e com o deficit, a Compesa vem reajustando a tarifa de água e esgoto com índices cada vez maiores, inclusive acima da inflação. Segundo ele, o reajuste de 2014 será de quase 50%. “Primeiro que a conta de água tem subido acima da inflação, o que em 2012 disseram que não iria acontecer. Isso já começa a comprometer o poder aquisitivo e a renda familiar”.

Além de querer buscar explicações sobre este aumento, Eduardo da Fonte e o também deputado Roberto Teixeira querem que a Compesa preste esclarecimentos, em uma audiência pública marcada para daqui a 15 dias, sobre o modelo criado pela Parceria Público Privada (PPP) do saneamento. 

Folha de Pernambuco